sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Mutirão para o Meio Ambiente - Grupo de Jovens É preciso Saber Viver!



O Grupo de Jovens "É preciso Saber viver", da comunidade do Amarelão, realizou hoje (26/02) um mutirão contra o Aed's aegypti. Apanhando Lixo, como garrafas plásticas, sacolas de supermercado, copos descartáveis e diversos outros tipos de lixo que possam ser alvo da Proliferação do Mosquito Aed's, que causa não só a dengue, mas a Chikungunha e o Zira Vívus.

O mutirão foi realizado a partir das 15h, e contou com jovens da igreja católica e também da igreja evangélica da Comunidade. A ação tem o objetivo de limpar os locais onde possuem uma maior incidência de lixo. O local escolhido foi o terreno público que fica por trás do PSF (Posto de Saúde Familiar) da Comunidade. O evento também contou com a presença do caro amigo e vereador de João Câmara, Maurício Caetano que foi parceiro na ação, e sempre está presente nas realizações de eventos e ações organizadas por grupos e pela Associação comunitária Amarelão.

A grupo também contou com a parceria do PSF que disponibilizou luvas, mascaras e sacolas de lixo para a realização da ação. Após o mutirão, foi servido um lanche aos presentes na atividade, e desde já, o grupo de Jovens é preciso saber viver, espera ter conscientizado a população sobre a não jogada do lixo em lugares inadequados. Também será feito um trabalho contínuo de fiscalização da poluição do local mantendo assim, o meio ambiente sempre limpo e fazendo um trabalho que não só beneficiará a população, mas, servirá de exemplo para outras comunidades.




Cozinha Comunitária "Aiyra's d'Aram" do Amarelão


O grupo da Cozinha Comunitária do Amarelão, surgiu em 2013, e vem conquistando espaço no comercio local aos poucos. Formado por mulheres da comunidade ganhou força quando o Edital Usinas do Trabalho, do Instituto Consulado da Mulher, que faz parte de uma das maiores empresas brasileiras de eletrodomésticos, a CONSUL, foi lançado em todo o país no ano de 2014. Graças a grandes esforços e empenho das mulheres, elas conseguiram a aprovação no edital.

O edital consiste em premiar grupos, já existentes, com o objetivo de fortalecer e ampliar a produção dos mesmos. Nessa edição, o edital premiou o grupo com vários eletrodomésticos fundamentais para a produção e armazenamento de insumos, tais como: duas geladeiras, um freezer horizontal e outro vertical, dois microondas, um purificador de água, entre vários outros recursos importantes como o valor de 5 mil reais para a estruturação do espaço da cozinha e também disponibilizou cursos de capacitação e profissionalização das cozinheiras, como cursos de precificação, manipulação de alimentos e também ganhou dois anos de assistência técnica da consul.

O nome do grupo veio do Tupi Guarani, "Aiyra's d'Aram" e significa "Filhas do Sol", também em reverência a lenda que conta a história de como surgiu o nome da Comunidade, a lenda do "Amarelão". Os lucros das vendas é repartido para a compra da matéria prima para a produção, gás de cozinha e também é dividido entre o próprio grupo de a cordo com a frequência das cozinheiras nos dias de produção.

As mulheres se reúnem em todas as sextas, na cozinha comunitária da Comunidade, localizada na sede da Associação. O dia de sexta-feria, foi sugerido pelas próprias integrantes do grupo, pois um dos objetivos da cozinha comunitária, é de complementar a renda familiar, uma vez que as mulheres dedicam os outros quatro dias da semana para outras atividades econômicas como o beneficiamento da castanha de caju. Hoje o grupo é coordenado pela Professora já aposentada, Maria Ivoneide Campos, (ex-presidente da ACA) que ocupa uma das cadeiras do Conselho Nacional de Seguranças Alimentar.

O grupo Aiyra's d'Aram, também produz por encomendas das comunidades vizinhas, Marajó, e da própria Comunidade. Produtos como: Bolos comuns, bolos para aniversário (personalizados), cocadas de diversos sabores e salgados, são os mais pedidos pela clientela. O número para fazer encomendas ou saber mais informações sobre o grupo é: (084) 9-9103-3044 da Coordenadora, Maria Ivoneide.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

RONDAS da Polícia Militar de João Câmara na Comunidade Amarelão



A Associação Comunitária do Amarelão, através da Coordenação de Etnodesenvolvimento da ACA, conseguiu junto ao Batalhão da Polícia Militar de João Câmara, RONDAS na comunidade. Tendo em vista a falta de segurança da Comunidade nesses últimos dias, é de extrema importância esse trabalho da PM, pois trará mais segurança à população.

O 1º Tenente e Comandante do 1º Pelotão/2ª CIPM (2ª Companhia Independente da PM), o Sr. Josenildo Vivela de Oliveira, respondeu o ofício Nº 007/2016 da ACA após menos de uma semana da Solicitação. As rondas começaram nesta Quarta-feira dia (24/02), e serão realizadas três vezes na semana, (Quarta, quinta e domingos), o efetivo responsável pelas rondas serão o GTO (Grupo Tático de Operações da Polícia Militar) e a Força Tática. Em nome de toda a comunidade do Amarelão, a Associação agradece pela atenção e pela rápida resposta a Solicitação da Polícia Militar de João Câmara/RN.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Polo Base de Saúde Indígena será Instalado em João Câmara/RN


O movimento indígena, através de reivindicações junto a SESAI (secretaria Especial de Saúde Indígena) conquistou o Primeiro Polo Base de Saúde Indígena do Rio Grande do Norte. A Associação Comunitária Amarelão, conseguiu um espaço cedido pela prefeitura de João Câmara para o funcionamento do Polo. A equipe multidisciplinar de Saúde indígena, do distrito especial de de saúde indígena da Paraíba/PB, atua nas comunidades do RN desde 2014, e desde então, não tinham um lugar fixo para a realização de reuniões e até mesmo, um local para o estacionamento das caminhonetas da SESAI/MS.

Em reunião, hoje (22/02), na secretaria Municipal de Finanças, estavam presentes a Presidente da ACA, Tayse Michele Campos, que fez o apelo para a concessão do espaço, estava também o Professor e Vereador Maurício Caetano que além de ser um grande amigo da comunidade Amarelão, é um parceiro de todas as horas do movimento Indígena. Maurício fez a "Ponte" para o diálogo da comunidade com o poder executivo da Cidade, e graças a parceria feita pela Associação e o prefeito de João Câmara, o Sr. Ariosvaldo Targino, o polo Base funcionará no município.

"Em nome de Todas as comunidades Indígenas do RN, agradecemos pela parceria!", diz a Presidente da ACA ao Prefeito Ariosvaldo Targino. "Tendo em vista a proximidade do polo com as comunidades, é de extrema importância para a população indígena, que ganha mais flexibilidade no horário de atendimento além de contar com o polo como centro de referência em saúde indígena no Estado", Conclui a Presidente.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Encontro do Grupo de Jovens "É preciso saber viver"



O Grupo de Jovens da Igreja Católica, da comunidade do Amarelão, se reuniu hoje (21/02) na Sede da Associação Comunitária. Com o intuito de evangelizar os jovens, o grupo foi criado no ano de 2007 pela Irmã Terezinha Galles, da Congregação do Imaculado Coração de Maria e a Sr.a Francisca Batista de Melo, mais conhecida como Dona Chiquinha.

Hoje, a coordenação do Grupo de jovens é formada pelos próprios jovens da comunidade que atuam como catequistas. Tendo em vista a responsabilidade de evangelizar através da palavra de Deus, o grupo também atua na organização de missas, encontros da ordem católica e também organiza ações de cunho social visando a boa harmonia entre o grupo e a sociedade.

Os encontros ocorrem duas vezes por mês, e em cada evento, é feito a leitura do evangélio e posteriormente é feita a reflexão do texto, dialogando sempre com os assuntos relacionado ao cotidiano. Neste encontro, foi discutido a Campanha da Fraternidade 2016 que tem com tema "Casa Comum, Nossa responsabilidade". Com a intensão de colocar em prática o que a própria campanha diz, o grupo se propôs a fazer um Mutirão para o Meio Ambiente, que tem o objetivo de limpar alguns locais pontuais da Comunidade, que sofrem com a jogada indevida do lixo.

O grupo fará a ação no dia 26 de Fevereiro (Próxima Sexta-feira), a partir das 15h, e local escolhido foi o PSF da comunidade, que além de ser um ponto onde se encontra muito lixo, é um alvo indispensável para a proliferação do Aedes aegypti, que causa além da Dengue, a  chikungunya e a Zika Vírus. Muitas pessoas da comunidade já estão acometidas da doença e essa ação é justamente para a diminuição desses casos. A ação contará com a contribuição da Diretoria da Associação e de moradores que queiram somar forças.