Este Blogger, tem o Intuito de informar os eventos, reuniões, datas comemorativas e muitas outras coisas que acontecem dentro da Comunidade Indígena Amarelão, Município de João Câmara/RN.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Cozinha Comunitária "Aiyra's d'Aram" do Amarelão
O grupo da Cozinha Comunitária do Amarelão, surgiu em 2013, e vem conquistando espaço no comercio local aos poucos. Formado por mulheres da comunidade ganhou força quando o Edital Usinas do Trabalho, do Instituto Consulado da Mulher, que faz parte de uma das maiores empresas brasileiras de eletrodomésticos, a CONSUL, foi lançado em todo o país no ano de 2014. Graças a grandes esforços e empenho das mulheres, elas conseguiram a aprovação no edital.
O edital consiste em premiar grupos, já existentes, com o objetivo de fortalecer e ampliar a produção dos mesmos. Nessa edição, o edital premiou o grupo com vários eletrodomésticos fundamentais para a produção e armazenamento de insumos, tais como: duas geladeiras, um freezer horizontal e outro vertical, dois microondas, um purificador de água, entre vários outros recursos importantes como o valor de 5 mil reais para a estruturação do espaço da cozinha e também disponibilizou cursos de capacitação e profissionalização das cozinheiras, como cursos de precificação, manipulação de alimentos e também ganhou dois anos de assistência técnica da consul.
O nome do grupo veio do Tupi Guarani, "Aiyra's d'Aram" e significa "Filhas do Sol", também em reverência a lenda que conta a história de como surgiu o nome da Comunidade, a lenda do "Amarelão". Os lucros das vendas é repartido para a compra da matéria prima para a produção, gás de cozinha e também é dividido entre o próprio grupo de a cordo com a frequência das cozinheiras nos dias de produção.
As mulheres se reúnem em todas as sextas, na cozinha comunitária da Comunidade, localizada na sede da Associação. O dia de sexta-feria, foi sugerido pelas próprias integrantes do grupo, pois um dos objetivos da cozinha comunitária, é de complementar a renda familiar, uma vez que as mulheres dedicam os outros quatro dias da semana para outras atividades econômicas como o beneficiamento da castanha de caju. Hoje o grupo é coordenado pela Professora já aposentada, Maria Ivoneide Campos, (ex-presidente da ACA) que ocupa uma das cadeiras do Conselho Nacional de Seguranças Alimentar.
O grupo Aiyra's d'Aram, também produz por encomendas das comunidades vizinhas, Marajó, e da própria Comunidade. Produtos como: Bolos comuns, bolos para aniversário (personalizados), cocadas de diversos sabores e salgados, são os mais pedidos pela clientela. O número para fazer encomendas ou saber mais informações sobre o grupo é: (084) 9-9103-3044 da Coordenadora, Maria Ivoneide.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
filha do sol??? que é isso, meu povo???? o sol é GUARASY E filha é MEMBY KUNHÃ... POR QUE ISSO? CADE AS AULAS DE AKANGUASU??? É LAMENTÁVEL ISSO!!!!!!
ResponderExcluir