sábado, 3 de agosto de 2019

TRADICIONAL FESTA DA CASTANHA 2019

7ª Festa da Castanha 2019

A comunidade indígena Amarelão através da sua organização social, Associação Comunitária do Amarelão - ACA, convida você para prestigiar a 7ª edição da Tradicional Festa da Castanha que será realizada no dia 31 de Agosto de 2019.


A festa tem toda uma programação cultural durante o dia com entrada franca aos visitantes a partir das 9:30hs da manhã até ás 19:30hs.
E a partir das 22:00hs tem forró até amanhecer o dia!
Senhas para a programação da noite ao preço de R$ 20,00.


A Festa da Castanha é uma atividade cultural promovida anualmente pela Associação Comunitária e comunidade indígena Amarelão, com o apoio de parceiros. Essa Festa começou a ser realizada na década de 1990 pelo primeiro presidente da ACA e era uma atividade de lazer e diversão para a comunidade. Em 2012, a atual Coordenação da ACA junto com a comunidade decidiu por retomar a realização da Festa, e foi definido que aconteceria anualmente, sempre no último sábado de agosto. 
Em 25 de agosto de 2013, com muito esforço da Associação e da comunidade, foi realizada a 1ª Festa da Castanha, dessa vez com um foco maior em dar visibilidade ao produto (a castanha). Em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, a Associação Comunitária realizou a Festa da Castanha com o apoio de parceiros. Em todos os anos, desde que começou a ser realizada, a Festa da Castanha tem atraído visitantes de todas as regiões do estado e de outros estados também, e até de outros países.
A Festa da Castanha oferece aos visitantes a exposição e comercialização dos produtos da comunidade, tais como: Castanha de Caju (amêndoa torrada natural, com sal e caramelizada); Comidas típicas feitas com a castanha de caju (arroz, farofa, cocada, bolo, pavê, brigadeiro e outros); Artesanato indígena (cocar, maracá, móbile, filtro dos sonhos, colares, pulseiras, anéis de coco, brincos, tererê, tiara, entre outros); Almoço Comunitário. Além de Exposição de fotos e palestra sobre os Mendonça do Amarelão e sobre a atividade de beneficiamento da castanha de caju; Trilha ecológica (Escritas rupestres e tanques de Pedra); Apresentações culturais: Toré (dança indígena potiguara), Banda de Flauta e Orquestra Irmã Terezinha Galles (Banda e Orquestra de crianças e jovens indígenas). Para a comunidade a diversão fica por conta dos jogos, brincadeiras e shows de teatro e grupos musicais de forró, que é a preferência musical da comunidade, depois do toré.
Esse ano de 2019 será realizada a 7ª Festa da Castanha e pretendemos fortalecer a cadeia de valores da castanha de caju, dar maior visibilidade e valorizar o trabalho desenvolvido na comunidade, promovendo o escoamento dos produtos locais e fortalecendo a identidade cultural dos Mendonça do Amarelão.





















































Organização e realização:
Associação Comunitária do Amarelão - ACA










Nenhum comentário:

Postar um comentário