Saberes Indígenas na Escola
Segunda-feira
9 de Julho de 2018 foi dado inicio a segunda etapa do Curso Saberes Indígenas na
Escola, no Amarelão. O núcleo Amarelão está organizado da seguinte forma:
Ivoneide Campos orientadora de uma turma com aproximadamente 14 professores e
Rafael de Souza orientador de uma
segunda turma contendo aproximadamente 13 professores, Tayse Campos como
pesquisadora do núcleo e Dioclécio Bezerra como coordenador de ação. Essa segunda
etapa do curso tem duração de 6 meses.
(fotos João Paulo Mello) |
O curso
está sendo ofertado para os educadores Mendonça d Amarelão,
Serrote de São Bento e Assentamento Santa Terezinha. É um curso de formação
continuada para professores que atuam na educação básica em escolas indígenas e
deverá abarcar uma perspectiva bilíngue/multilíngue, capaz de contemplar a
complexidade etno-sociolinguística dos povos indígenas atendidos, e irá se realizar com base nos seguintes eixos:
I -
letramento e numeramento em línguas indígenas como primeira língua;
II -
letramento e numeramento em língua portuguesa como primeira língua;
III -
letramento e numeramento em línguas indígenas ou língua portuguesa como segunda
língua ou língua adicional; e
IV -
conhecimentos e artes verbais indígenas.
(fotos João Paulo Mello) |
Também
teve a participação de Silvano Carlos, Secretário de Educação do município de
João Câmara, onde se comprometeu a está somando forças com os professores das
comunidades Mendonça e todo núcleo do Saberes Indígenas do Amarelão e ajudando
no que fosse preciso para ser ofertada nas comunidades indígenas do município
de João Câmara uma educação escolar indígena de qualidade. E da Professora
Joelma, responsável pela pasta de Educação Escolar Indígena no município.
(fotos João Paulo Mello) |
(fotos João Paulo Mello) |
O curso
Saberes Indígenas na Escola foi criado a partir da Portaria nº 98/2013 no
âmbito da SECADI/MEC – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,
Diversidade e Inclusão - Ministério da Educação.
Tem como
principais objetivos:
Promover
a formação continuada de professores da educação escolar indígena,
especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas
escolas indígenas.
• Oferecer recursos didáticos e
pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do
multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos
nas comunidades indígenas;
• Oferecer subsídios à elaboração
de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam
às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos
povos indígenas;
• Fomentar pesquisas que resultem
na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens,
bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com
as especificidades da educação escolar indígena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário