terça-feira, 10 de julho de 2018

Saberes Indígenas nas Escolas do Território Mendonça


Saberes Indígenas na Escola

     Segunda-feira 9 de Julho de 2018 foi dado inicio a segunda etapa do Curso Saberes Indígenas na Escola, no Amarelão. O núcleo Amarelão está organizado da seguinte forma: Ivoneide Campos orientadora de uma turma com aproximadamente 14 professores e Rafael de Souza orientador de  uma segunda turma contendo aproximadamente 13 professores, Tayse Campos como pesquisadora do núcleo e Dioclécio Bezerra como coordenador de ação. Essa segunda etapa do curso tem duração de 6 meses.
(fotos João Paulo Mello)

     O curso está sendo ofertado para os educadores Mendonça d Amarelão, Serrote de São Bento e Assentamento Santa Terezinha. É um curso de formação continuada para professores que atuam na educação básica em escolas indígenas e deverá abarcar uma perspectiva bilíngue/multilíngue, capaz de contemplar a complexidade etno-sociolinguística dos povos indígenas atendidos, e irá se realizar com base nos seguintes eixos:


I - letramento e numeramento em línguas indígenas como primeira língua;
II - letramento e numeramento em língua portuguesa como primeira língua;
III - letramento e numeramento em línguas indígenas ou língua portuguesa como segunda língua ou língua adicional; e
IV - conhecimentos e artes verbais indígenas.
(fotos João Paulo Mello)


     Também teve a participação de Silvano Carlos, Secretário de Educação do município de João Câmara, onde se comprometeu a está somando forças com os professores das comunidades Mendonça e todo núcleo do Saberes Indígenas do Amarelão e ajudando no que fosse preciso para ser ofertada nas comunidades indígenas do município de João Câmara uma educação escolar indígena de qualidade. E da Professora Joelma, responsável pela pasta de Educação Escolar Indígena no município.
(fotos João Paulo Mello)

(fotos João Paulo Mello)

O curso Saberes Indígenas na Escola foi criado a partir da Portaria nº 98/2013 no âmbito da SECADI/MEC – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Ministério da Educação.

Tem como principais objetivos:
Promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas.

       Oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas;
       Oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas;
       Fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário