domingo, 6 de março de 2016

Coletivo de Mulheres Ana Montenegro, realiza palestra na Sede da Associação Comunitária Amarelão



A Comunidade do Amarelão recebeu hoje (06/03), a visita do Coletivo Ana Montenegro, grupo esse formado por mulheres, jovens, homens que também apoiam a causa e são militantes do movimento Feminista no Rio Grande do Norte. O coletivo também veio conhecer a organização das mulheres indígenas dentro da comunidade e nos espaços de discussão social.

O Coletivo faz parte do PCB - Partido Comunista Brasileiro, e tem como principal objetivo, empoderar a mulher de seus direitos para que a mesma seja sujeita de suas conquistas e de suas lutas, valorizando o trabalho feminino bem como mostrar a importância da valorização da mulher na sociedade como um todo. O grupo veio à comunidade para realizar uma palestra sobre o trabalho de conscientização da sociedade no tocante ao feminismo. Participaram da palestra os membros da diretoria da Associação Comunitária Amarelão, da Associação da Comunitária da Comunidade de Serrote de São Bento e uma das lideranças do Assentamento Santa Terezinha.

A palestra foi de grande importância, pois, é dever das lideranças das comunidades conhecerem o assunto, uma vez que o tema é muito discutido em vários espaços de discussão e interação social. As comunidades presentes na palestra, possuem uma cultural muito comum nos tempos atuais, de que o homem é o centro da família, portando, ele deve ser o responsável pelo bom funcionamento da casa e a mulher pelas atividades domésticas e só. Essa concepção vem sendo modificada graças a conscientização e empoderamento das mulheres da comunidade, tendo em vista a mulher ser protagonista de suas escolhas e metas da sua vida.

A Associação Comunitária do Amarelão, vem lutando cotidianamente para mudar essa realidade de "Patriarquismo" que ha dentro do ambiente familiar. A Coordenadora de Mulheres da Microrregional da APOINME/RN - Articulação  dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo no Rio Grande do Norte - Liziane Angela Campos, afirma que ações de conscientização e empoderamento como palestras, oficinas e espaços para discussão são realizados pela própria instituição que representa e pela ACA, como a Assembleia de Mulheres Indígenas do RN que é um espaço para a discussão, cobrança e efetivação no controle social de políticas públicas para as mulheres.

Após a palestra, os participantes tiraram algumas duvidas acerca do assunto, debateram algumas questões e levantaram exemplos bem claros da valorização da mulher na comunidade, e também fizeram uma fala de agradecimento ao Coletivo pela palestra. Os participantes serão multiplicadores desta ação em suas comunidades e o Coletivo Ana Montenegro a partir de então, será parceiro das Comunidades e sempre estará disposto a realizar ações que visem o protagonismo da mulher e o empoderamento dos direitos das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário