No dia 25 de Julho de 2015, a Comunidade do Amarelão, recebeu turmas de ensino fundamental da Escola Municipal Professor Cícero Varela do município de João Câmara/RN.
Os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da referida instituição , participaram de uma aula de campo promovida pela mesma com o objetivo de saber mais um pouco sobre a comunidade, alunos e professores fazem perguntas sobre a realidade dos Mendonças do Amarelão.
Sendo recebidos pelas lideranças da comunidade na sede da ACA (Associação da Comunidade do Amarelão) Tayse Michele Campos, (Atual presidente da Associação), ministrou uma palestra sobre a história da comunidade, toda a sua história, desde a formação da comunidade à seus costumes, culturas e comércio local e movimento social que atualmente os Mendonças estão atuando.
O professor Diego Akanguaçú, graduando em ciências sociais pela UFRN, fez um breve comentário de como surgiu a língua Tupi Guarani entre os povos potiguaras do RN. Ensinou um pouco sobre a língua e porque os povos indígenas não falam como língua oficial em sua comunidade. Diego Akanguaçú faz pare do Grupo de estudos da língua indígena Tupi Guarani, o grupo "Okarucú Pitã".
Após as palestras, os estudantes, foram para um ponto histórico da comunidade, a "Pedra do Sino", a mesma possui este nome por fazer um barulho de Sino quando é acertada por outra pedra.
A aula de campo terminou com um lanche coletivo dos alunos na sede da Associação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário